Quando devo levar meu filho a uma emergência hospitalar?

Quando devo levar meu filho a uma emergência hospitalar?

Primeiramente vamos esclarecer o que é considerado um atendimento de emergência e urgência.

Um atendimento de emergência, é quando o paciente, adulto ou criança, necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco iminente de morte.

Já o atendimento de urgência, é quando o paciente não apresenta risco de morte iminente, mas que pode evoluir para complicações mais graves.

Por isso, o atendimento de emergência e urgência pediátrica é aconselhado quando não há como esperar por uma consulta agendada com o pediatra. Pois o acompanhamento ideal para a saúde da criança, recomenda-se consulta periódicas, conforme orientações do ministério da saúde e do seu médico. Desta forma, é possível avalia-la de forma geral, focar em condutas e tratamentos certos para cada situação. Com o atendimento especializado, as dúvidas, as queixas e qualquer outra situação incomum, serão melhores compreendidas por um médico que já mantém um contato frequente com os hábitos e rotinas da criança, esclarece Dr. Thiago Longhi, Coordenador da Pediatria do Hospital Sapiranga.

Mas como saber em quais situações devo levar meu filho a uma emergência?

Existem diversas situações pontuais em que a criança precisa de atendimento imediato e urgente, e é muito importante que os pais reconheçam quais são essas situações para não expor seu filho a um ambiente estressante e não isento de riscos, como um hospital.

A criança deve ser levada à emergência quando apresentar:

Dificuldade respiratória: a criança com dificuldade para respirar mostra o esforço que necessita fazer para “buscar o ar” através de alguns sinais como: respiração muito rápida, dor ao respirar e parece sufocar. Pequenos objetos também podem causar problemas respiratórios. Se a criança aspirar ou engolir um brinquedo, por exemplo, deve-se leva-la a um serviço de emergência.

Febre: leve seu filho à emergência em caso de febre muito alta apresentando gemência, desânimo ou fraqueza. A febre por si só não deve preocupar. Por um período de 12 horas, ela pode ser controlada em casa com a medicação recomendada. Se não estiver conseguindo baixar a temperatura do seu filho com o remédio, ou apresentar picos acima de 39,5º C, procure um atendimento de emergência. A temperatura baixa (menor que 35,0°C) também é um sinal para buscar um atendimento de emergência.

Ferimentos, quedas e traumatismo: se a criança estiver com um sangramento intenso, difícil de estancar, traumas sérios como a queda de um brinquedo alto, são motivos para procurar um atendimento de emergência. Quanto a batidas na cabeça, é evidente que as crianças passam por este trauma, várias vezes durante a infância. Na maioria das vezes, esses traumas não precisam de avaliação. São motivos para procurar a emergência quando ocorrer: perda de consciência e de memória, convulsão pós-trauma, alteração de comportamento, muitos vômitos, sonolência anormal.

Vômito e diarreia: vômito e diarreia em crianças podem ter várias causas e geralmente, não duram muito tempo. A maior preocupação é a desidratação. Os principais sinais de alerta para correr para a emergência são: fraldas secas, não urinar, vômitos frequentes e diarreia com sangue.

Reações alérgicas: manchas pelo corpo e coceira precisam ser tratados, mas podem esperar uma consulta com o pediatra ou o dermatologista. A situação é grave quando existe algum sintoma respiratório: tosse rouca, dificuldade para respirar ou chiado. Também é preciso ficar atento com os sinais de alergia grave, como inchaço nos lábios e garganta.

Intoxicações: fique atento, se acontecer possíveis ingestões acidentais de medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas ou drogas ilícitas, dirija-se a emergência. O tempo entre a ingestão e a possível intervenção é muito importante. Lembre-se de levar junta o recipiente do produto para verificação do médico.

Convulsões: a ocorrência de uma crise convulsiva é motivo para ir à emergência, exceto naquelas crises de pacientes com epilepsia, as quais as famílias já estão orientadas de como conduzir a crise.

Essas são algumas situações de alerta na pediatria. É recomendável também, quando possível, que antes de trazer seu filho a um serviço de emergência, que faça contato com o pediatra da criança para melhores orientações, na maioria das vezes é mais indicado agendar uma consulta com o médico que já conhece o seu filho e seguir com um acompanhamento mais adequado e assertivo.

Como funciona o serviço de emergência e urgência pediátrica do Hospital Sapiranga?

Nosso serviço de emergência e urgência realiza atendimento 24h por dia, todos os dias da semana. Contamos com profissionais capacitados e especializados para atender priorizando os casos de risco. Contamos ainda com um Centro de Diagnóstico moderno para a realização de exames em casos mais complexos, assim oportunizando um diagnóstico conciso, e consequentemente possibilitando tratamento indicado com maior brevidade.

Os atendimentos são classificados quanto ao risco, para o qual utilizamos cinco cores para identificar o grau de gravidade de cada paciente: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e as cores verde e azul, os mais leves, os quais sugerimos atendimento eletivo em nosso Centro de Especialidades. Com este método também, é possível saber quanto tempo o paciente poderá levar para ser atendido. Nossas equipes buscam realizar o atendimento no menor tempo possível, no entanto, muitas vezes, contamos com diversos casos de emergência graves que podem gerar uma espera além do tempo previsto na classificação.

A classificação de risco hospitalar evita que os pacientes com casos mais graves esperem por mais tempo do que os casos mais leves. Assim, é possível evitar o agravamento do quadro de saúde.

Aqui no Hospital Sapiranga, nos preocupamos com a elucidação diagnóstica de todos os casos, agilizando o processo e instruindo, de forma rápida e precisa, os devidos tratamentos, com indicação de internação e exames, quando necessário.

Nossa recomendação, é que se priorize o cuidado com a saúde através da prevenção, agendando regularmente consultas com especialistas e realizando exames preventivos com periodicidade, a orientação é investir na saúde, para não dar chances para as doenças.

Para manter sua saúde em dia, consultas e exames podem ser agendados através dos telefones (51) 3599-8100 ou pelo whatsapp (51) 9 9941-8484 exclusivo para mensagens.​

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.