O que são as varizes e elas causam dor?

As varizes são veias superficiais que apresentam alteração funcional, relacionadas a circulação venosa do organismo, sendo a manifestação mais comum e identificável da Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Esta síndrome (conjunto de sinais e sintomas) pode ser definida como o conjunto de manifestações clínicas causadas pela anormalidade (refluxo, obstrução ou ambos) do sistema venoso periférico (superficial, profundo ou ambos).

As varizes tronculares e colaterais tributarias são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas. Em alguns casos, pode estar acompanhada de outros achados, incialmente edema (inchaço), evoluindo progressivamente para eventuais alterações de pele como hiperpigmentação (escurecimento), eczema (alergia cutânea), atrofia branca e úlceras cicatrizadas ou abertas, geralmente acometendo os membros inferiores. Já as microvarizes ou telangectasias são aquelas pequenas “aranhas” vasculares ou pequenos vasos dilatados que ficam abaixo da pele, normalmente na região da gordura dos membros inferiores. Elas costumam ter um perfil muito tortuoso (pequenos raios ou “rios”) e contam com dimensões pequenas.

As principais queixas clínicas dos pacientes são: dor, tipo queimação; ou cansaço; sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo. Pode ainda surgir formigamento ou cãibras, mais raramente. Estes sintomas frequentemente melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

Dr. Fernando Ressler – Médico do Hospital Sapiranga – Cirurgião Vascular e Endovascular, especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.