Médico do Hospital Sapiranga, Eduardo Mastalir, salienta importância dos homens estarem atentos aos cuidados com a saúde
Ele é considerado o segundo câncer mais comum entre homens e a principal causa de mortalidade entre os diferentes tipos de câncer, ficando atrás apenas dos casos em que a doença acomete o pulmão. O Câncer de Próstata é uma realidade preocupante e as estatísticas mostram esse quadro, sendo esperados 65 mil novos casos por ano no Brasil.
“A grande notícia é que quando descoberto precocemente podemos oferecer chance de cura superior a 90%. Essa prática passa por fazer exames antes de, eventualmente, o paciente demonstrar sintomas. Por isso, se sugere que pelo menos uma vez por ano seja feita consulta com o médico urologista”, afirma o médico urologista do Hospital Sapiranga, Eduardo Mastalir.
Homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata devem começar a fazer o exame a partir dos 45 anos porque os fatores de risco são idade, etnia e fatores hereditários. Eventualmente, o consumo de alimentos gordurosos está também associado a um aumento do número de casos
O médico enfatiza que, hoje, várias técnicas cirúrgicas modernas estão contribuindo para que o tratamento seja feito com o menor sequela.
“o risco de incontinência urinária e impotência sexual sempre amedrontam os homens. Então, com o advento, principalmente da robótica e a medicina de precisão nos movimentos, está sendo possível fazer uma cirurgia que do ponto de vista oncológico é bem adequada e deixa menos sequelas nos pacientes”, completa o médico.