Hospital Sapiranga destaca a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama
O Hospital Sapiranga reforça a relevância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama, uma das principais estratégias na luta contra essa doença. O mastologista Caio Caloca Severo esclarece questões fundamentais sobre o exame.
“A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam que as mulheres comecem a fazer mamografias de rotina aos 40 anos e continuem anualmente, enquanto o Ministério da Saúde sugere realizá-las a cada dois anos a partir dos 50 anos. A frequência e idade podem variar se a paciente for de alto risco”, esclarece.
Um dos mitos importantes a serem derrubados é de que a radiação emitida no exame de mamografia pudesse fazer mal. Estudos mostram que a quantidade de radiação utilizada na mamografia é segura, e os benefícios do exame superam o risco associado à exposição à radiação.
O médico também esclarece que o autoexame da mama não substitui a mamografia. Esta é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, enquanto o autoexame é uma prática complementar para identificar possíveis alterações.
Postada em: 18/02/2024