Mutirão iniciou em dezembro e beneficia pacientes com procedimentos cirúrgicos essenciais
Desde o início do mutirão, em dezembro de 2023, foram realizadas 331 cirurgias. Essa iniciativa visa oferecer tratamento ágil e de qualidade para pacientes que aguardavam há mais tempo na fila de espera por procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde. A viabilidade desse movimento foi possível por meio de um repasse extraordinário de R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Sapiranga à casa de saúde da cidade. O mutirão está sendo realizado para atender os pacientes que necessitam de cirurgias gerais (videocolecistectomia, exerese e sutura/lipoma e herniorrafias no geral (umbilical, recidivante, incisional, inguinal, epigástrica)).
O Hospital Sapiranga ressalta que está com dificuldades para contatar alguns pacientes, e solicita aos moradores de Sapiranga, que no ano de 2022 e 2023 realizaram consultas e estão na fila aguardando para realizar algum tipo de cirurgia geral, entre em contato com o ambulatório SUS do hospital pelo telefone 51 99569-9525.
O objetivo desta iniciativa é reduzir a fila de espera de pacientes aguardando por cirurgia geral no município, a expectativa é que até o final do mês de julho sejam realizados os 119 procedimentos restantes, chegando a marca de 450 cirurgias de dezembro/2023 à julho/2024.