O Hospital de Sapiranga reuniu nesta manhã em frente a Casa de Saúde, os funcionários e a comunidade, com o objetivo de chamar a atenção, pela dificuldade que os hospitais estão enfrentando com a falta de recursos. O movimento foi uma das ações que serão realizadas durante todo o mês de agosto, referente a campanha da Federação das Santas Casas do RS impulsionada pelo Dia das Misericórdias no Brasil, comemorado no dia 15 de agosto.
O movimento contou com a presença dos funcionários da Instituição, da Secretária Municipal de Saúde Sra. Janete Salvati Hess, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Elio José Coelho e do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais representado pelo Sr. Cristiano Gonçalves além de membros da comunidade em geral. Todos estavam vestidos de preto e de mãos dadas realizaram um minuto de silêncio representando sentimento de luto pelo descaso com o financiamento do SUS. A Sra. Elita Herrmann diretora do Hospital, declarou que o Hospital Sapiranga assim como todos os hospitais do RS estão passando por um momento muito delicado e que este é um meio de chamar a atenção das autoridades da região e informar aos usuários do SUS, sobre a enorme crise financeira por conta da defasagem da tabela, pelo corte de recursos e pelo atraso dos repasses financeiros destinados ao Sistema Único de Saúde.
Após a fala da Sra Elita, também foi lida uma carta a população explicando a real situação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, que atendem a mais de 70% do SUS no Estado. Esta carta assim como cartazes e faixas distribuídos por todo o hospital, permanecerão durante todo o mês de agosto, quando deverão acontecer vários movimentos neste sentido. No dia 31 de agosto uma comitiva do Rio Grande do Sul estará reunida com a bancada de deputados federais e senadores gaúchos, em Brasília, com o objetivo de relatar a situação da saúde e buscar soluções para os hospitais.