Como forma de amenizar a distância da família, proporcionando um atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes com covid-19, a equipe da UTI Isolamento do Hospital Sapiranga, vêm organizando dentro do possível e com toda segurança, momentos de visitas aos pacientes. Segundo o diretor técnico Dr. Eduardo Melnick, esta é uma forma, que a equipe encontrou para acolher as famílias, reduzindo a ansiedade e ainda contribuindo no processo de recuperação dos pacientes. Já existem evidências que a presença da família contribui para um melhor desfecho no paciente internado na UTI. Além é claro, da satisfação e o alívio da família em poder ver e tocar o seu ente querido.
Na última terça-feira (28) a dona Iara, a “princesinha”, assim carinhosamente chamada pela equipe da UTI Isolamento e que está internada há 50 dias na unidade de terapia intensiva do hospital, recebeu a visita de sua filha Marlova. Segundo Marlova, esse momento é muito importante, tanto para a família, como para sua mãe, “já estávamos fazendo visitas virtuais por meio das chamadas de vídeo, mas poder vê-la pessoalmente e pegar na mão é maravilhoso”. Marlova ainda ressaltou os cuidados e o carinho da equipe da UTI com a sua mãe, “sei que ela está sendo muito bem cuidada e logo logo estará em casa conosco”.
Quando possível, de acordo com o quadro clínico do paciente, a equipe organiza uma visita como a da dona Iara, fora do leito. Como nem sempre é possível retirar o paciente do leito, convidamos o familiar para ir ao seu encontro. O mais importante é manter este contato o mais próximo possível e com muita segurança.
As visitas seguem rigorosamente todas as medidas de segurança previstas dentro das normas da ANVISA para pacientes em isolamento. Os familiares são devidamente paramentados, com o auxílio do médico e supervisionados por um técnico de enfermagem, durante toda a visita.