O Hospital Sapiranga lançou no início de março, através do Programa da Educação Continuada, um dos grandes projetos previstos para o ano de 2018, voltado a Segurança do Paciente.
Este, e demais projetos que serão desenvolvidos ao longo de cinco anos na Casa de Saúde, foram idealizados pela direção e gestores, a partir do Planejamento Estratégico, para o período de 2018 a 2022, realizado no final de 2017. Entre todos os projetos estabelecidos, o primeiro a ser implantado é o de Segurança do Paciente, visando sempre uma assistência segura, tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde. No primeiro momento está sendo intensificado o projeto de Identificação do Paciente.
Ao longo dos anos, várias iniciativas já ocorrem nesse sentido, como a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, as constantes campanhas de higienização de mãos, protocolo de cirurgia segura, entre outros.
Para o lançamento do projeto, no dia 6 de março, foi realizada uma capacitação inicial, sobre “Identificação do Paciente” com todos os gestores da Casa de Saúde. A atividade envolveu conhecimentos teóricos e atividades dinâmicas para engajar todos os participantes, e foi administrada pela coordenadora de Recursos Humanos Marta Fuerstenau juntamente com a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente.
Na abertura do evento, a Diretora Elita Herrmann, falou sobre os projetos e rumos do Hospital para os próximos 05 anos e apresentou a nova Identidade Institucional do Hospital. Elita enfatizou que o Hospital Sapiranga não almeja apenas cuidar da saúde e sim “cuidar do seu bem-estar”, este é nosso Propósito. Queremos proporcionar a cada dia, mais segurança e qualidade de vida para nossos clientes. O Hospital vem crescendo, se destacando e se tornando referência para a região e para tanto temos que nos aprimorar constantemente, para prestar o que há de melhor na assistência à saúde, ressalta Elita.
Nas próximas semanas a capacitação será replicada para todos os colaboradores da Instituição.