Objetivo é proporcionar condições para elevar o número de partos normais, na comparação com o volume de cesáreas realizadas no Hospital.
A direção do Hospital Sapiranga foi recebida nesta segunda-feira (21/03) pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O encontro teve o objetivo de debater a obtenção de recursos públicos para projeto da reforma do centro de parto normal da instituição, estimado em R$ 800 mil.
“Tivemos um retorno muito positivo e o Governo do Estado acenou que as chances são muito boas. Trata-se de uma verba importante para readequar o espaço. Hoje, temos seis leitos de maternidade destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e quatro particulares e convênios. De todos os partos realizados no Hospital Sapiranga, 52% são cesáreas, um número que pode ser considerado elevado”, explicou a diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, concordou que o pleito tem relevância regional.
“Vamos estudar a possibilidade da inclusão do projeto na terceira fase do programa Avançar na Saúde”, falou a secretária.
O Avançar na Saúde é um plano de investimentos que destinará R$ 349,1 milhões a obras e aquisição de equipamentos para a qualificação da rede hospitalar, assistência farmacêutica e unidades básicas de saúde. É o maior investimento já realizado em saúde no Estado nos últimos 20 anos. O encontro contou com a participação do ex-deputado estadual, João Fischer (Fixinha) e do chefe de gabinete da secretaria da agricultura, Erli Teixeira.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak