Hospital Sapiranga conquista certificação ONA que referencia qualidade nos processos de atendimento ao paciente

No Rio Grande do Sul são apenas 25 hospitais que possuem a distinção e na região do Vale dos Sinos, o Hospital Sapiranga é o primeiro a conquistar o selo.

O Hospital Sapiranga conquistou a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que atesta que a instituição segue rígidos protocolos de segurança e qualidade, visando o melhor atendimento a todos os pacientes. A avaliação levou em conta processos e infraestrutura que atendem a uma série de protocolos padrão. A ONA é um órgão não-governamental, imparcial e sem fins lucrativos.

A diretora executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann, agradeceu a toda equipe de colaboradores o empenho para obtenção do certificado. “Ser o primeiro Hospital Acreditado na região nos enche de orgulho, ainda mais em um ano onde fomos submetidos a tantos desafios. Não nos curvamos ao medo e à insegurança diante da pandemia. Pelo contrário, nosso hospital esteve junto à comunidade, fazendo entregas que nem nós mesmos sabíamos que era possível.  Diante de todos esses obstáculos, nos superamos, vocês se superaram. Crescemos como Instituição e como profissionais”, disse.

Um dos principais aprendizados durante o processo foi o engajamento de todos, mostrando a importância do trabalho em equipe para que o resultado fosse possível.

“Compreendemos nesse processo o quanto é necessário a interação entre todos os setores, somos todos peça de uma grande engrenagem, e foi com esse olhar que construímos nosso modelo assistencial, tendo o paciente no centro do cuidado, porque ele é nosso foco e a razão de existirmos”, completou Elita.

Um dos esforços foi a rotina de revisão da documentação do paciente e procedimentos padrão de atendimento. Foram implantados protocolos médicos como o de cirurgia segura, sepse e AVC, entre outros. Junto com isso, foram feitos investimentos na área física da instituição visando a segurança do paciente em todos os aspectos. Além disso, foram realizadas as revisões de vários processos assistenciais , como exemplo a administração segura de medicamentos que contou com a reestruturação de toda a cadeia medicamentosa, desde a aquisição até a administração dos mesmos.

Os pontos fortes destacados pelos avaliadores durante a avaliação foram:

  • Memory box (lembranças da internação dos bebês da UTI Neonatal, entregue aos pais no momento da alta);
  • Projeto Nosso Jeito de Ser;
  • Descontos em exames, como nas campanhas outubro rosa e novembro azul;
  • Projeto Plantando Vidas;
  • Cisternas e recolhimento de água;
  • Selo de energia limpa;
  • Parque tecnológico do Centro Cirúrgico e do Centro de Diagnóstico;
  • Engajamento das equipes e médicos;
  • Serviço de Infectologia Qualis;
  • Melhorias da estrutura física;
  • SBS em 1 minuto (informativo institucional);
  • EMTN – redução de lesão de pele;
  • SARPI – Protocolo de Deterioração;
  • Campanhas de captação de sangue e órgãos;
  • Painel do Centro Cirúrgico para informações aos acompanhantes;
  • Ações comunitárias;

Conheça as Metas Internacionais de Segurança

Meta 1. Conferir a pulseira de identificação do paciente e confirmar as informações.

Meta 2. Melhorar a comunicação com os pacientes, acompanhantes e entre os profissionais da saúde.

Meta 3. Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos.

Meta 4. Assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente correto, através de checklist.

Meta 5. Realizar a lavagem de mãos para evitar infecções.

Meta 6. Executar cuidados para a prevenção de quedas e lesões por pressão.

Para evidenciar ainda mais as metas de segurança, o Hospital Sapiranga adotou o uso de “tags” anexadas junto aos crachás dos colaboradores destacando as seis metas internacionais de segurança do paciente.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

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