Desde a recente aquisição de um equipamento de última geração para realização de cirurgias por vídeo (chamadas popularmente de “cirurgias por laser”), o Hospital Sapiranga aumentou sua capacidade e complexidade dos procedimentos ofertados à região. Neste mês de junho foram realizados vários procedimentos videolaparoscópicos (por laser), incluindo a exploração de vias biliar por videolaparoscopia, inédito na região, e ressecção parcial do colon, também por videolaparoscopia, que faz a retirada de parte do intestino grosso para tratamento de câncer.
Segundo o Dr. Leandro Dias Cezar, responsável por estas cirurgias, uma das maiores vantagens das cirurgias por vídeo é o menor sofrimento do paciente e a recuperação pós-cirúrgica mais rápida. O médico também comenta que fica feliz em poder realizar no Hospital Sapiranga procedimentos que antes só podia realizar na Santa Casa de Porto Alegre, onde também trabalha. Os procedimentos são feitos no Hospital Sapiranga com a mesma qualidade e segurança que nos grandes hospitais de Porto Alegre. “Muitas vezes as pessoas que moram em Sapiranga ou próximas do município, procuram hospitais de cidades maiores para realizar estes procedimentos, justamente por não saber que existem em Sapiranga”, ressalta Leandro.
Um paciente de 73 anos foi submetido à ressecção de intestino por câncer na última semana, e dois dias após a operação, diz estar se sentindo muito bem. “Cirurgias via lazer são muito diferentes, a recuperação está sendo bem mais rápida. Já fiz cirurgias com corte e me senti muito mal. Três dias após a cirurgia eu já estava até caminhando”, relatou.
O Dr. Leandro Dias Cezar é mestre em cirurgia, concluiu sua formação na França; atualmente é cirurgião de transplante de fígado na Santa Casa de Porto Alegre e coordenador da equipe estadual de retirada de órgãos para transplante. Atua no Hospital de Sapiranga na área de cirurgia geral e do aparelho digestivo.
Publicado em: 17/06/2015