O Hospital de Sapiranga realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de Hérnia de Disco Lombar. A cirurgia inédita foi realizada no dia 18 de novembro pela manhã. De acordo com o cirurgião Dr. Alcindo Ost, ortopedista e traumatologista com especialização em cirurgia da coluna vertebral, a cirurgia ocorreu de maneira tranquila e durou em torno de 40 minutos, o procedimento foi realizado através do método convencional, podendo também ser realizado por métodos minimamente invasivos.
Segundo o Dr. Alcindo, os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo, com o uso repetitivo ou inadequado. Hérnias de disco, ocorrem quando parte dos discos saem da posição normal e comprimem a medula ou raízes nervosas. O problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. O Dr., afirma ainda que a predisposição genética é a causa de maior importância, seguida do esforço físico inadequado e de atividades físicas de alto impacto.
Alcindo comenta que a hérnia de disco aguda pode provocar dor intensa nas costas, ou quando há compressão nervosa, assim a dor pode irradiar para a região correspondente ao nervo que foi atingido, podendo ser a perna na região lombar e o braço na região cervical, e explica que estes eram os sintomas da sua paciente. O Dr, explica que após a cirurgia, para a recuperação do paciente é necessário dois dias de internação, em duas semanas é realizada a retirada dos pontos e após inicia-se a fisioterapia.
Segundo a direção do Hospital Sapiranga, o feito é um avanço importante para a Instituição, pois este é mais um exemplo de procedimentos cirúrgicos complexos, que temos a oportunidade de oferecer a população de Sapiranga e região até então realizado apenas em grandes centros.
Publicada em: 29/11/2016