Para comemorar o dia Mundial da Prematuridade, o Hospital Sapiranga compartilha a linda história de um pequeno grande guerreiro.
Miguel Fumagalle Battisti há 50 dias é paciente da UTI Neonatal do Hospital Sapiranga. Miguel nasceu no dia 29 de setembro, de 27 semanas de gestação, pesando 850 gramas.
Daiane e Fernando Fumagalle Battisti, pais do Miguel aceitaram compartilhar um pouquinho dessa experiência que estão vivendo, neste dia Mundial da Prematuridade.
Daiane comenta emocionada que o Miguel foi um filho muito desejado, e ao saber que o teria antes do esperado sentiu muito medo. Mas mesmo com muito medo, Fernando e Daiane fortaleceram suas esperanças e confiança ao saber que seu bebê poderia ser internado na UTI Neonatal de Sapiranga e que estariam próximos dele, já que moram em Parobé, município vizinho.
Fernando e Daiane afirmaram que o Miguel, os ensina todos os dias: “é incrível ver a força dele e sua melhora a cada dia. Ele está nos ensinando que não precisamos elaborar planos a longo prazo, ele está nos ensinando viver um dia de cada vez e intensamente”, afirma a mãe.
O pai, Fernando, relatou sobre o entusiasmo de poder estar presente todos os dias ao lado do seu filho e acompanhar sua evolução, diz que é muito difícil voltar para casa todos os dias e deixá-lo aqui, mas sabe que seu filho ficará bem, que estará recebendo toda a atenção e cuidados que merece. Fernando e Daiane aproveitaram para agradecer o carinho e a dedicação que eles e seu filho estão recebendo, “nosso sentimento é de uma grande família, vamos sentir falta desse carinho todo”, explica Daiane.
Miguel ainda não tem previsão de alta, segue se fortalecendo, ganhando peso e recebendo toda a atenção que merece.
O Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, foi criado para chamar atenção de um problema que atinge milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. O parto prematuro pode, em grande parte, ser prevenido com um pré-natal adequado e iniciado precocemente. Um atendimento adequado no pré-natal já irá diminuir o número de bebês que nascem antes de 37 semanas de idade gestacional. Em alguns casos, mesmo realizando um pré-natal adequado, o bebê pode nascer prematuro, seja por doenças maternas graves ou por problemas do próprio bebê. Nesses casos eles deverão nascer em hospitais que tenham Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, possibilitando o cuidado adequado para esses pequenos pacientes.