A temporada de altas temperaturas é saudada por todos, mas os cuidados com a pele não podem jamais serem deixados de lado. Um primeiro aspecto importante a destacar é a escolha certa do protetor solar. O indicado é um produto que tenha um FPS (fator de proteção solar) >= 30 e ser aplicado na quantidade e frequência adequada, idealmente 3/3 horas ou imediatamente após imersão em água. Um FPS 30 significa uma proteção 30 X maior contra queimadura solar, se aplicado na quantidade e frequência corretas.
No mercado, é possível encontrar produtos de vários tipos e com características adequadas para os mais diferentes tipos de pele desde a mais mais oleosa ou sensível aos que possuem cor de base. No entanto, falando em prevenção de câncer de pele, manchas e fotoenvelhecimento, o mais importante é atentar pro FPS, que é a principal medida de eficácia de um protetor solar.
O bronzeador não é recomendado por não conferir proteção suficiente (FPS baixo), o que aumenta o risco de queimaduras. As queimaduras solares ao longo da vida são fator de risco para câncer da pele, especialmente melanoma, que é o mais temido deles.
Dermatologista do Hospital Sapiranga, Kenselyn Oppermann