Todas as Informações que Você Precisa aqui
Página do Cliente
Compromisso
com sua Saúde
Internação Hospitalar
Segue abaixo, para pacientes e familiares, as orientações e informações sobre como proceder em uma internação hospitalar.
Documentos necessários para fazer a internação
• CPF, RG ou Carteira de Habilitação;
• Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuem RG;
• Solicitação de internação fornecida pelo médico com data, carimbo e assinatura;
• CPF e RG do responsável pelo paciente.
Paciente SUS
Além dos documentos acima citados (documentos necessários para fazer a internação), o paciente SUS deve possuir:
• Cartão do SUS;
• Guia de solicitação de internação com diagnóstico, CID, código AMB e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico.
Paciente Convênio
Além dos documentos citados para fazer a internação, o paciente de convênio deve apresentar:
• Cartão do Convênio;
• Guia de solicitação de internação com diagnóstico, CID, código AMB e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico;
• Autorização do plano de saúde para a internação e para materiais e medicamentos especiais, se houver. Esta autorização prévia é para os casos de procedimentos eletivos.
Sobre a Internação
Convênios e Particular:
Uma vez recomendada a internação pelo médico, é importante que o paciente ou seus familiares tragam materiais de uso pessoal e de higiene como: pijamas, sabonetes, pastas de dentes, escovas e toalhas de banho.
Em caso de troca para outro quarto ou transferência para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os familiares ou responsáveis devem comparecer no setor de internação para oficializar a mudança.
Alimentação do paciente e de seus acompanhantes
Cada paciente tem uma dieta prescrita pelo médico e acompanhada pela nutricionista. É aconselhável que a mesma seja obedecida. A alimentação para acompanhantes dependerá da modalidade do seu convênio. O hospital dispõe também dos serviços de uma cafeteria em suas dependências.
Sobre transfusão de sangue
Havendo necessidade de transfusão de sangue, a família será informada pelo médico. Para informações de como realizar a doação de sangue, solicite as orientações para a equipe de enfermagem. Sempre que necessário, o Hospital também está à disposição para localização do médico responsável, solicite à equipe de enfermagem.
Termo de Consentimento Informado e Esclarecido
Termo de Consentimento
Sem este documento assinado, o procedimento não será realizado, exceto em caso de urgência.
O Termo de Consentimento Informado e Esclarecido é um termo no qual o paciente ou responsável permite ou recusa se submeter a um procedimento médico. Este documento deve ser assinado antes do procedimento e depois de obter todos os esclarecimentos.
No Hospital Sapiranga os procedimentos que exigem a assinatura deste documento são: procedimentos cirúrgicos de qualquer porte, transfusão sanguínea, procedimentos invasivos diagnósticos ou terapêuticos como, punção, endoscopias ou com administração de contrastes endovenosos, além de procedimentos anestésicos, incluindo todas as modalidades de sedação.
Disponibilizamos os termos abaixo para que você, paciente ou médico, possa ter acesso ao documento necessário para a internação.
Agendamento de Consultas e Exames
Agende sua consulta e/ou exame pelo WhatsApp ou por Telefone, atendimento em horário administrativo de segunda à sexta-feira.
Atendimento presencial do Núcleo de Atendimento ao Cliente – NAC: das 8h às 17h30min de segunda à sexta-feira, localizado no Centro de Diagnóstico, acesso 2 do hospital.
Maternidade
Projeto Bem Nascer
O nascimento de um bebê no Hospital Sapiranga é considerado um momento sublime e muito especial. O projeto Bem Nascer inicia logo no primeiro contato com a gestante. Durante sua internação e estadia, ela terá a sua disposição durante 24 horas por dia, uma equipe multidisciplinar com médico obstetra, pediatra, equipe de enfermagem e todo o apoio dos serviços de fonoaudiologia, nutricionista e psicologia.
Além de um ambiente moderno e aconchegante preparado com todo carinho para acolher a futura mãe e seu bebê.
Incentivar o aleitamento materno também faz parte do projeto Bem Nascer. Defendemos a amamentação, e através de uma equipe multidisciplinar proporcionamos o contato mãe bebê no menor tempo possível após o parto, respeitando as rotinas básicas do processo.
Na unidade de internação oferecemos orientações quanto à amamentação através de profissionais especializados e preparados para proporcionar a melhor experiência durante este momento.
INTEGRAÇÃO PARA DOULAS - 2024
Atenção Doulas que entregaram suas fichas de cadastro em 2024, para atuar no Hospital Sapiranga. A integração para confirmação do cadastro, ocorrerá no dia 29 de agosto às 10h, no auditório do hospital (entrada pelo acesso 1 – rua Getúlio Vargas).
Perguntas Frequentes
Quando a bolsa estourar, não entre em pânico, o ideal é manter a calma e ir ao hospital, pois tudo indica que o bebê irá nascer.
A ruptura da bolsa é quando o saco amniótico, que é a bolsa membranosa que envolve o bebê, se rompe e libera o líquido que está em seu interior. De forma geral, esse é um dos sinais que surgem no início ou durante o trabalho de parto.
Assim que a bolsa romper, é recomendado colocar um absorvente noturno, pois assim o médico conseguirá saber qual a cor do líquido, além de ter uma ideia da quantidade de líquido que foi perdido. Em seguida, é recomendado entrar em contato com o médico que acompanha a gestação ou ir à maternidade.
Sim, temos uma lista com profissionais cadastrados e habilitados para realizar fotos em nosso Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico.
Os fotógrafos autorizados são:
João Arnhold Fotografia
Contatos
Celular / WhatsApp: (51) 98196-1329
E-mail: joaoarnholdfotografia@gmail.com
Site: https: www.joaoarnholdfotografia.com.br
Redes Sociais: Instagram | Facebook
Marcio e Thati Klein Fotografia
Contatos
Celular / WhatsApp: (51) 98053.3796 e (51) 3529.2398
E-mail: contato@marcioethatiklein.com.br
Site: www.marcioethatiklein.com.br
Redes Sociais: Instagram | Facebook
Carine Costa Fotografia
Contatos
Celular / WhatsApp: (51) 980458524
E-mail: carinecosta@gmail.com
Site: www.carinecosta.com.br
Redes Sociais: Instagram | Facebook
Diego Soares
Contatos
Celular / WhatsApp: (51) 981700791
E-mail: diegosoaresfotografo@gmail.com
Redes Sociais: Instagram | Facebook
Kray Fotografia
Contatos
Celular / WhatsApp: (51) 3565-3134 | (51) 98275-9269
E-mail: krayfotografia@gmail.com
Redes Sociais:Instagram | Facebook
Fiel Produtora
Contatos:
Celular / WhatsApp: (51) 99685-4919
Site: www.fielprodutora.com.br
Redes Sociais: Instagram | Facebook
O serviço de emergência do Centro Obstétrico do Hospital Sapiranga é referência para atendimento SUS para gestantes de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. E através de convênios e particular para gestantes de toda a região.
Preparamos uma lista de sugestões para auxiliar neste momento. A mala de internação deve ser feita com calma e com antecedência para garantir que nada falte à mãe e ao bebê.
Sugestão para a mala do bebê:
03 tip-tops;
03 conjuntinhos body;
03 calças de algodão;
03 camisetinhas de algodão manga longa;
04 pares de meias;
04 fraldas de boca;
01 cobertor ou manta (conforme estação);
01 pacote de fraldas descartáveis RN ou P;
01 conjunto pente e escova;
02 toalhinhas de boca;
01 touca (se for inverno);
Produtos de higiene: sabonete, shampoo, lencinho umedecido.
Lembrancinhas;
Enfeite de porta;
Carteirinha da gestante/pré-natal.
Sugestão de kit para o momento do nascimento/berçário:
1 body ou conjuntinho;
1 calça de algodão;
1 tip-top;
1 par de meias;
2 fraldas descartáveis RN;
1 Toalhinha de boca.
Obs. Esse kit pode ser organizado em uma embalagem plástica separada da mala.
Sugestão para a mãe:
02 conjuntos de pijamas que facilitam a amamentação;
04 calcinhas adequadas para o pós-parto. Indicamos os modelos com a cintura mais alta;
01 pacote de absorvente noturno;
01 pacote de absorvente pós-parto;
01 chinelo de quarto;
01 chinelo para banho;
02 sutiãs de amamentação;
01 roupa para o dia de alta;
Protetores de seios;
Produtos de higiene: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, creme para cabelos, sabonete, creme dental e maquiagem.
Observação: As malas devem permanecer no carro ou com um familiar na recepção principal até a alta da sala de recuperação. O acompanhante deve ter em mãos apenas documentação e o kit para o momento do nascimento/berçário mencionada acima.
O Hospital Sapiranga dispõe de uma UTI Neonatal que oferece estrutura de suporte avançado para atendimento, aos bebês nascidos em sua maternidade ou transferidos de outras instituições e que necessitam de tratamento em terapia intensiva para casos clínicos e cirúrgicos.
Logo após o nascimento, ainda na sala de parto, o recém-nascido é avaliado pelo pediatra. Nesse momento, também recebe pulseira de identificação, a qual permanece durante todo o período de internação.
Sim, você pode contratar uma Doula autônoma para lhe acompanhar em seu parto.
As Doulas cadastradas que podem acompanhar as parturientes e puérperas na Maternidade do Hospital Sapiranga são:
Cartão Saúde
O Cartão Saúde do Hospital Sapiranga, é um cartão de descontos, que pode ser utilizado em atendimentos de ambulatório, emergência e internações, além de consultas com diversos profissionais que atendem nas principais especialidades na área de saúde, com valores diferenciados.
O Cartão Saúde pode ser adquirido na tesouraria do hospital, e o atendimento é 24h.
Para maiores informações, entre em contato:
(51) 99888-6455 WhatsApp
(51) 3599-8100 ramal 221
departamentocomercial@hospitalsapiranga.com.br
Lista de alguns dos serviços com desconto:
• Consultas de emergência;
• Consultas no Centro de Especialidades com diversos médicos especialistas;
• Exames no Centro de Diagnóstico;
• Procedimentos Ambulatoriais;
• Pacotes Cirúrgicos;
• Internações, inclusive UTI’s;
Convênios
Confira quais são aceitos no Hospital Sapiranga
- Amil
- Assiste Bem
- Associação Aposentados Taquara
- Cabergs
- Cartão Empresarial
- Cassi
- CDL Nova Hartz
- Centro Clínico Gaúcho
- Círculo Saúde - Círculo Operário Caxiense
- Clínica Amor Saúde - Parobé
- Clínica Médica Nova Hartz
- Clube da Saúde
- Doctor Clin
- Geap
- Golden Cross
- Hipermais
- Ipasem Campo Bom
- IPE Saúde
- Jardim da Memória
- Lar de Idosos Retiro do Amanhecer
- Liga Feminina de Combate ao Câncer
- Medsenior
- Medservice
- Onmed
- Poaclin
- Postal Saúde
- Prefeituras
- Quali Saúde
- Saúde Bradesco
- Saúde Caixa
- Saúde Pas
- Sindicato dos Metalúrgicos
- Sindicato dos Rodoviários - Campo Bom
- Sindicato dos Sapateiros
- Sindicato dos Trab. Ind. Calç. Parobé
- Sismus
- Sul América
- Unifácil
- Unimed
- SUS
Acompanhante e Visitante
Manual do Paciente
Este manual tem como objetivo auxiliar e orientar o paciente, o acompanhante e os visitantes durante a sua permanência em nossa Instituição.
O principal objetivo deste material é ressaltar a importância da família do paciente no processo de hospitalização e orientar sobre direitos e deveres dos pacientes e acompanhantes.
Pois a presença da família no processo de hospitalização contribui para o bem-estar e autoestima do paciente, o apoio emocional é essencial neste momento. O acompanhamento familiar no leito também se torna fundamental para esclarecer informações sobre o histórico do paciente, para ter conhecimento do quadro clínico e plano terapêutico proposto pela equipe multidisciplinar e ainda para dar o suporte necessário para possíveis tomadas de decisões.
Por isso, solicitamos que leia com atenção as informações a seguir e em caso de dúvidas ou maiores informações, entre em contato pelo fale conosco ou contate a equipe de enfermagem da unidade na qual o paciente estiver internado.
Direitos do Paciente
1. Ser tratado com dignidade, respeito, educação e humanidade;
2. Saber o nome, função e cargo de quem está lhe prestando a assistência;
3.
Ter informações compreensíveis e claras de todas as abordagens diagnósticas, terapêuticas, tratamentos, riscos e alternativas de tratamento;
4. Autorizar formalmente um representante legal ou familiar para ter acesso às informações citadas anteriormente ou, para decidir sobre seu tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo;
5. Recusar procedimento e/ou tratamentos além de revogar consentimentos anteriores a qualquer momento durante a internação;
6. Solicitar uma segunda opinião médica;
7. Confiabilidade e sigilo de todas as suas informações clínicas e dados sensíveis;
8. Não sofrer qualquer tipo de discriminação e ter suas crenças, preferências e desejos respeitados;
9. Requerer formalmente as informações do seu prontuário;
10.
Receber os resultados dos seus exames, caso desejar;
11. Ter acesso às contas de despesas hospitalares;
12. Receber apoio moral, psicológico e religioso, sem interferir no processo, ou tratamento;
13. Ser atendido de forma segura até o término do Cuidado.
Deveres do Paciente
1. Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde, como alergias à medicamentos ou alimentos, histórico de doenças, cirurgias prévias, entre outros;
2. Seguir todas as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
3. Responsabilizar-se quando houver recusa de tratamento ou medicamento;
4. Respeitar os colaboradores do hospital, inclusive orientando seus familiares, seguindo regras de cordialidade e dignidade humana;
5.Não fumar em nenhum local dentro da Instituição, inclusive no seu próprio leito de internação, banheiros, cafeteria e áreas comuns.
6. Manter em dia suas responsabilidades financeiras com a instituição.
Segurança
do Paciente
Os Núcleos de Segurança do Paciente em instituições de saúde foram criados no ano de 2013 a partir da publicação da RDC n° 36/2013 da ANVISA, a fim de instituir protocolos para construção de uma prática assistencial segura.
Neste mesmo ano, o Hospital Sapiranga iniciou os trabalhos do seu Núcleo de Segurança do Paciente. Atualmente, esta comissão consiste em um time de profissionais dedicados a garantir a qualidade e segurança dos protocolos e processos institucionais, visando um cuidado pautado nas Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
1. Identificação do Paciente:
Os pacientes no Hospital Sapiranga são identificados por etiquetas, pulseira ou documento de identificação. Esteja atento a conferência de suas informações durante seu atendimento, e sempre confirme se os dados de sua etiqueta ou pulseira estão corretos.
2 - Comunicação Efetiva:
Os profissionais e os pacientes precisam estabelecer uma comunicação clara, para que ambos entendam as informações referentes aos procedimentos e tratamentos realizados durante seu atendimento. Não fique com dúvidas em relação a sua saúde e cuidados! Comunique-se com a equipe.
3 - Segurança no Uso de Medicamentos:
É seu direito ser informado sobre as medicações relacionadas ao seu tratamento. Lembre-se também de informar se você usa medicamentos em casa ou possui alguma alergia, comunique os profissionais de saúde. Pergunte à equipe sempre que tiver dúvidas.
4 - Cirurgia Segura:
Os profissionais de saúde precisam confirmar algumas informações antes de realizar a sua cirurgia. Fique atento aos questionamentos que serão feitos a você e responda com precisão a equipe de saúde antes e após a cirurgia.
5 - Higienização das Mãos para Evitar Infecções:
As mãos têm a capacidade de disseminar vírus e bactérias causadoras de infecções hospitalares e complicações. Todos os profissionais, acompanhantes e visitantes precisam higienizar suas mãos com álcool em gel ou água e sabão antes de tocar em você.
6 - Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão:
As quedas são acidentes que podem acarretar danos graves para o paciente e prolongar sua internação. Siga as orientações da equipe de saúde, levante devagar e peça ajuda para caminhar. As lesões por pressão podem aparecer em pacientes que se movimentam pouco ou que estão acamados. Esteja atento aos cuidados para evitar as lesões. Sempre pergunte para a equipe como eles podem ajudar você a participar da prevenção de quedas e lesões por pressão.
Compartilhe sua Experiência
Ouvidoria
No Hospital Sapiranga prezamos pela excelência no atendimento e no bem-estar dos nossos pacientes e seus familiares. Por isso sua opinião é muito importante para nós!
Atendimento de Segunda a Sexta
das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 pelo telefone (51) 3599-8100 ou e-mail ouvidoria@hospitalsapiranga.com.br
Também colabore preenchendo nossa pesquisa de satisfação do cliente, para que possamos atendê-lo cada vez melhor.
Para registrar uma ouvidoria preencha o formulário:
Solicitação de Prontuários
Prezado(a) Senhor(a): informamos que o fornecimento de fotocópia de prontuário médico-hospitalar de paciente atendido no Hospital Sapiranga é permitido:
a) Pelo próprio paciente com apresentação de documento.
b) Para pai, mãe, esposo(a), filhos, com apresentação obrigatória de documento comprovando o parentesco.
c) Para procurador com procuração específica contendo a informação de que o paciente está ciente de que terceiros terão acesso ao sigilo médico. A procuração deve conter a finalidade de busca de prontuário e firma reconhecida.
d) Para órgãos legais através de ofício.
Condições Adicionais:
1) É permitido o fornecimento de fotocópia de prontuário médico ou outro documento enquanto o atendimento do paciente encontra-se em curso, com os dados disponíveis até o momento da requisição da fotocópia.
2) Pelo fornecimento de fotocópia de documento médico-hospitalar é cobrado o custo unitário da fotocópia e a Taxa Administrativa de Procura.
3) A entrega da fotocópia é no prazo de 15 (quinze) dias úteis, tendo em vista que o documento solicitado deve ser procurado e localizado em nosso arquivo.
4) Das Responsabilidades:
1ª) O requerente concorda que a partir da entrega da fotocópia o Hospital Sapiranga não se responsabiliza por qualquer forma de uso que o requerente ou terceiros realizarem à informação nela contida, exclusivamente, pelos atos aos quais der causa, ou que terceiros derem causa, no uso da fotocópia fornecida e no tratamento e/ou vazamento dos dados sigilosos, pessoais e sensíveis contidos na fotocópia;
2ª) O requerente declara a veracidade das informações que prestou neste ato, sob as penas da Lei, bem como que assume, com exclusividade, a responsabilidade civil, administrativa e penal pelo uso e proteção das informações sigilosas, pessoais e sensíveis contidas na fotocópia fornecida.
5) O Hospital Sapiranga reserva o direito de não fornecer a fotocópia de prontuário médico-hospitalar quando encerrado o prazo legal de guarda desse documento, que, atualmente, segundo o art. 6º da Lei 13.787/18, é de 20 (vinte) anos a contar do último registro.
Inscreva-se e Participe
Nossos Eventos
Prevenção:
te liga nesta ideia
PARTICIPE
CVV e
Valorização da Vida
Dia 21 às 9h, 10h, 13h30, 14h30 e 19h30
Dia 22 às 19h30 | Auditório Hospital
PARTICIPE
Workshop sobre Amamentação
Campanha Agosto Dourado
30 de agosto das 15h às 17h30
Presencial - auditório do hospital.
Mais informações acesse o nosso
Portal de Notícias.
— Acesso 1 do Hospital – Rua getúlio vargas
Horários de Visita
É OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO PARA REALIZAR A VISITA.
Ala Esmeraldas
Unidade de Internação SUS
Todos os dias: das 10h às 12h e das 17h às 19h
É permitido 2 visitantes um por vez.
Troca de acompanhante:
Seg - Sex: das 6h às 8h / das 12h às 13h e das 17h30 às 19h30.
Final de semana: das 7h às 8h / das 12h às 13h e das 17h30 às 19h30
É permitido 1 acompanhante.
O acesso dos visitantes e acompanhantes deve ser pelo Acesso 1 - Entrada Social - Rua Getúlio Vargas
Ala Cristais
Unidade de Internação Convênios e Particular
Privativo / Semi-privativo
Todos os dias: das 10h às 20h
É permitido 1 acompanhante. Visitantes 2 por vez.
Apartamento
Todos os dias: das 7h às 22h
É permitido 1 acompanhante. Sem restrições de visitantes.
O acesso dos visitantes e acompanhantes deve ser pelo Acesso 1 - Entrada Social - Rua Getúlio Vargas
UTI Adulto
Todos os dias das 11h30 às 12h30 / das 16h às 16h30 e das 20h30 às 21h
Conversa com o médico
Seg - Sex incluindo feriados | às 11h30
Sáb - Dom | às 16h30
Podem ocorrer alterações nos horários, em casos de intercorrências.
É permitido 1 visitante por vez, limitado à 2 visitantes por horário.
*O acesso dos visitantes deve ser pelo Acesso 1 - Entrada Social na rua Getúlio Vargas.
*A identificação dos visitantes dos pacientes internados na UTI Adulto inicia 30 minutos antes dos horários definidos. Após os horários de início da visita não serão permitidas entradas.
OBSERVAÇÃO:
A SAÍDA dos visitantes após às 22h de segunda a sexta e após as 19h em finais de semana deve ocorrer pela recepção do ACESSO 4 - Emergência.
Emergência - Pronto Atendimento
— Entrada pelo Acesso 4 do Hospital
Todos os Dias | das 10h às 10h30
Nestes horários é permitido 1 visitante por vez, limitado à 2 visitantes por horário.