Contribuições para o Hospital Sapiranga possibilitaram a quitação de antiga dívida da instituição com a AESSUL.
Lançada em dezembro de 2007, a "Campanha Hospital com Mais Saúde", promovida pelo Hospital Sapiranga em parceria com a AESSUL, chega ao final do prazo estabelecido com resultados altamente positivos. Na semana passada, o representante da companhia fez a entrega simbólica do cheque de referente ao valor total arrecadado na Campanha no ano de 2012. Na época do lançamento, a casa de saúde passava pelo seu pior momento, correndo o risco até mesmo de fechar as portas, devido ao alto valor em dívidas com diversos fornecedores. Diante desse quadro, a comunidade de Sapiranga e Araricá se mobilizou para impedir que o único hospital local parasse de funcionar.
Mais de 5 mil pessoas autorizaram uma doação mensal, debitada juntamente com a conta da luz. Uma equipe de voluntários percorreu casa por casa, explicando os propósitos da campanha e fazendo a inscrição dos moradores. Muitas empresas também aderiram à campanha, com uma contribuição espontânea de acordo com o número de seus funcionários.
Nesse período, foram promovidas diversas mudanças na gestão da instituição que, aliado ao apoio da comunidade, permitiram o seu reequilíbrio financeiro e a volta dos investimentos para qualificar o atendimento. Vários unidades tiveram seus espaços totalmente reformados, como a Emergência, o Centro de Especialidades e a Ala dos Cristais (unidade de internação de convênios e privados). O Serviço de Diagnóstico por Imagem recebeu equipamentos de última geração para a realização de exames, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética, ambos em funcionamento no primeiro piso do prédio anexo, que ainda terá a conclusão de mais três pavimentos neste ano. O Centro Cirúrgico, o Centro Obstétrico e a UTI também tiveram investimentos em equipamentos e materiais.
“Atualmente a realidade do Hospital é completamente diferente”, comemora o presidente da instituição João Edmar Wolff. “Mas nada disso teria sido possível se a comunidade não tivesse comprado essa idéia” ressalta. Ele ainda lembra que o Hospital Sapiranga é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com 80% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Próximos passos.
O presidente do hospital aproveita para convidar a comunidade a manter a sua contribuição na conta de energia: “Em 2013, a "Campanha Hospital com Mais Saúde" irá entrar em uma nova etapa. Ao invés do pagamento de dívidas, esse recurso permitirá que o hospital siga investindo em melhorias físicas e tecnológicas e na reestruturação dos serviços oferecidos. Quem ganha com isso somos todos nós”. De acordo com Wolff, o próximo desafio é investir nas instalações da Ala das Esmeraldas, que é a unidade de internação SUS.
Novas adesões à campanha podem ser feitas em qualquer horário na recepção do Hospital.