Alimentos saudáveis são aliados no combate à diabetes

Doença pode desencadear outras complicações no organismo, e por isso, é fundamental entender como ela se manifesta no corpo.

 

A alimentação é a chave de tudo. Ela é o início, meio e fim no combate à diabetes. Quem garante é a nutricionista do Hospital Sapiranga, Letícia Kovalski. De acordo com a profissional, um acompanhamento correto da nutrição é fundamental para reduzir a elevação da glicemia.

“Em alguns casos, somente no plano alimentar, é possível baixar os níveis. Dispensando o uso indiscriminado de medicamentos e insulina, Nas situações em que não se controla a glicemia, os medicamentos podem associar-se à contagem de carboidratos”, explica.

Conforme Letícia, os alimentos saudáveis servem como prevenção ao desenvolvimento e avanço da glicemia, mas, caso isso não seja possível, serão eles também que darão o suporte para a redução gradual dos medicamentos. A nutricionista alerta para a necessidade de sempre, em casos de sintomas, buscar o atendimento para exames, e elucidar os principais sintomas.

“Ela é caracterizada pela elevação da glicemia. O alto nível de açúcar no sangue. Os primeiros sintomas são cansaço, sede excessiva e boca seca. Mesmo consumindo bastante água, essa sede e sensação de boca seca é bem recorrente. Cansaço, formigamento nos pés, fome, visão embaçada. Redução do peso corporal sem motivo aparente”, finaliza.

Por fim ela alerta que a identificação da doença acontece através de exames de sangue. Dados da Federação Internacional de Diabetes revela que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.