O Hospital Sapiranga, iniciou no final do ano passado, um projeto voltado para o incentivo às práticas de amamentação. Composto por uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudióloga, pediatra e obstetra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o projeto visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, tanto para o bebê quanto para a mãe.
De acordo com a Coordenadora do projeto Magela Paz, “reafirmamos o compromisso do Hospital Sapiranga com a amamentação, pois além dos cuidados técnicos como a avaliação da sucção do bebê no seio materno, o apoio e incentivo às mães e seus familiares, faz toda a diferença para que a puérpera consiga amamentar com qualidade, prazer e principalmente, amamentar sem sentir dor”.
Segundo as enfermeiras responsáveis pelas Unidades de Internação, Izabel Muller e Carla Haesbaert, “priorizar este atendimento em nosso hospital é transmitir nosso cuidado, promovendo conhecimento e bem-estar a estas novas mães e seus bebês, pois cada vez mais, as mulheres se apoiam e buscam informação para vivenciar esse momento tão importante. Poder participar dessa experiência, especialmente em momentos difíceis e desafiadores, e proporcionar a todas as puérperas um atendimento diferenciado, através de uma rede de apoio capacitada e especializada para orientar e incentivar esse momento, é fundamental e muito gratificante”, ressaltam as enfermeiras.
O projeto está sendo muito bem aceito pelas mamães e o atendimento especializado aos cuidados com a amamentação, será aplicado continuamente por toda a rede de apoio da Casa de Saúde.
SAIBA MAIS:
Conheça as vantagens da amamentação:
-Amamentar faz bem para o planeta.
– O leite materno é produzindo pela mulher e não agride o meio ambiente.
-Não precisa de preparo, portanto, não utiliza água, gás, energia elétrica e embalagens.
-Criança amamentada adoece menos, evitando uso de medicamentos e internação hospitalar.
-O leite materno é um alimento completo. Até os 6º mês o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outros leites).
-Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
-Está sempre pronto, limpo e na temperatura ideal.
-A amamentação proporciona vínculo entre a mãe e o bebê.
-A Sucção do seio materno é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, proporciona o crescimento de dentes bonitos, auxilia no desenvolvimento da fala e da respiração adequada: pelo nariz.
Benefícios da Amamentação para a mãe que amamenta:
-Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
-Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia após o parto.
-Reduz risco de diabetes.
-Reduz o risco de Câncer de mama, ovários e útero.
Como tornar a amamentação mais prazerosa, tranquila e sem dor:
A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê se sintam confortáveis. A amamentação deve ser prazerosa para a mãe e para o bebê.
A pega correta da boca do bebê no seio materno é o que irá proporcionar amamentação segura e sem dor.
Dicas importantes para o sucesso da amamentação:
-Não existe leite fraco.
-O primeiro leite se chama colostro, se o bebê estiver corado, ativo e ganhando peso, o aleitamento está correto.
-Nem sempre o bebê vai arrotar após as mamadas, mas é importante segura-lo no colo, em posição vertical após as mamadas, pois vai arrotar quando engolir ar durante a mamada.
-A amamentação exclusiva evita alergias, diarreia e infecções.
-Mamadeiras e chupetas podem dificultar a amamentação pela confusão de bicos além causar problemas na dentição e na fala.
-Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe vai produzir.
-A mãe deve ingerir água em grande quantidade para que produza bastante leite.
-Amamente exclusivamente o seu filho, não amamente outros bebês.
-Procure amamentar em um ambiente tranquilo.
Fonte: Magela Rosa Paz – CRFa 8104 Fonoaudiologia e consultoria em AMAMENTAÇÃO;