Nos dias 14 e 21 de agosto o Hospital Sapiranga proporcionou aos profissionais da saúde, a 2ª edição da capacitação sobre “Manejo e intervenções em surto psicótico e com dependência química”. Os eventos foram ministrados pelo Dr. Luis Fernando Cielo e visaram esclarecimentos de como amparar, como tratar e como acolher um paciente em surto.
Além da participação das equipes do hospital, as capacitações contaram com a presença de profissionais do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial e da UPA-24h de Sapiranga.
Dr. Cielo ressaltou que nos últimos anos vêm aumentado consideravelmente o número de atendimentos direcionados à saúde mental. Cielo complementa que a humanização é essencial para amenizar esse quadro e afirma que esses pacientes devem ser amparados não só através de um local físico, mas também acolhendo-os através de uma postura ética, com respeito e compreensão, tanto por parte dos profissionais da saúde, como pelo seu núcleo familiar.
As Enfermeiras Carla Haesbaert e Izabel Muller, idealizadoras da capacitação, destacaram a importância de harmonizar o atendimento prestado entre todas as equipes da instituição juntamente com os profissionais do Caps e da UPA-24h, além de proporcionar um momento de troca de experiências e conhecimentos.