A diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann esteve presente durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sapiranga desta segunda-feira (11). Com a casa lotada, a mesma apresentou as dificuldades financeiras que a entidade está sofrendo devido ao corte de recursos do Estado. Elita convidou a comunidade para participar do Dia D Estadual, que será um movimento em frente ao Palácio do Piratini na próxima quarta-feira (13), em Porto Alegre, onde os hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul se reunirão em um momento de sensibilização perante o Governo do Estado. “Será uma caravana de todo o estado, e pedimos a ajuda da comunidade, pois precisamos destes recursos para continuar atendendo bem nossos usuários.
O Hospital, que é referência em atendimentos do SUS em Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, e atende 4000 usuários por mês, aguarda pelo pagamento R$ 1 milhão e 200 mil referente à serviços prestados em outubro e novembro de 2014, e pelo pagamento do cofinanciamento do Governo do Estado, referente a 2015, que já acumula um valor de R$ 692 mil. “Se continuarmos sem receber estes valores, será impossível manter alguns serviços, e nosso atendimento está chegando ao seu limite”, afirma o Presidente do Hospital, Sr. João Edmar Wolff, que também esteve presente durante a sessão.
O Hospital recebeu muitos elogios do Legislativo, que inclusive enviou uma Moção de Apoio à Casa de Saúde, bem como ao movimento dos Hospitais Filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul.