Fundada em 05 de abril de 1944, a Sociedade Beneficente Sapiranguense faz parte da história do município e região. A iniciativa da construção do Hospital foi uma mobilização da própria população local, através de doações e festas comunitárias e ao longo de quase sete décadas, essa ligação com a comunidade se tornou uma marca cada vez mais forte da instituição.
Aos 69 anos, o Hospital Sapiranga vive o seu melhor momento, com investimentos que possibilitaram a ampliação dos serviços oferecidos aos seus usuários. Nos últimos anos, várias unidades tiveram seus espaços totalmente reformados, como a Emergência e o Centro de Especialidades, que abriga consultórios com diversos especialistas. O Serviço de Diagnóstico por Imagem recebeu equipamentos de última geração para a realização de exames, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética, ambos já em funcionamento. O Centro Cirúrgico e a UTI também tiveram investimentos em equipamentos o que foi possível ampliar a complexidade dos serviços. Ainda neste semestre, a Ala dos Cristais, que é a unidade de internação de convênios e privados irá inaugurar 12 novos leitos, com um alto padrão, para maior conforto e qualidade no atendimento ao paciente.
"Os próximos desafios serão a ampliação e adequação da UTI adulto, que passará de 07 para 10 leitos e melhorias nas instalações da Ala das Esmeraldas, que é a unidade de internação SUS”, afirma o presidente do Hospital, João Edmar Wolff. “É importante salientar que o Hospital Sapiranga é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com 80% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)” destaca.
Mudança na gestão.
O presidente lembra que há pouco mais de cinco anos, a casa de saúde passou por uma situação muito difícil, correndo o risco até mesmo de fechar as portas. Wolff explica que foi necessário promover uma mudança radical na gestão da instituição, que aliado ao apoio da comunidade através de diversas campanhas, permitiu o reequilíbrio financeiro e a volta dos investimentos para qualificar o atendimento.