Hospital Sapiranga irá participar de Ato Nacional de Mobilização que reivindica reajuste nos procedimentos da Tabela SUS.
Os Hospitais Beneficentes e Santas Casas irão promover uma mobilização nacional que prevê o bloqueio do agendamento de todas as consultas, cirurgias e exames eletivos pelo SUS nessas entidades, na próxima segunda-feira, dia 08.
A pauta de reivindicações do movimento é o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da Tabela SUS. No Rio Grande do Sul, 245 entidades filantrópicas respondem por mais de 75% do atendimento SUS à população, com mais de 15 mil leitos ofertados. Segundo informação da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, em 220 municípios do Estado, o único hospital que existe é filantrópico e a maioria utiliza mais de 90% de sua capacidade para atendimento gratuito, embora a legislação exija apenas 60%.
O presidente do Hospital Sapiranga, João Edmar Wolff, afirma que o movimento é legítimo, uma vez que a defasagem nos repasses impõe um enorme déficit às instituições que vem acumulando dívidas ao longo dos tempos, visto que a tabela cobre pouco mais de 50% dos custos, com esses serviços. "Pedimos a compreensão de todos os usuários, pois o êxito dessa luta trará ganhos para todos. Temos que nos unir para sensibilizar o Governo Federal a fim de que haja maior investimento em saúde”, destaca.
Os serviços atendimentos de urgência e emergência serão mantidos em todos os hospitais participantes da mobilização e os atendimentos eletivos estão sendo reagendados, a fim de não causar prejuízos à população.