O Hospital Sapiranga marcou presença no evento realizado nesta quarta-feira (20/03) no auditório do Ministério Público em Porto Alegre. O encontro promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS e Santa Catarina em conjunto com a Frente Parlamentar de Apoio as Santas Casas contou com a participação de caravanas representando hospitais de diversos municípios do Estado. O objetivo do movimento é pleitear o reajuste imediato de 100% dos honorários da tabela SUS, para os procedimentos baixa e média complexidade utilizados com mais freqüência.
"Essa é uma demanda urgente para qualificar o atendimento ao usuário SUS", destaca a administradora do Hospital Sapiranga, Elita Cofferri Herrmann. "É preciso unir esforços, os hospitais filantrópicos, as secretarias municipais de saúde e a própria comunidade, todos se mobilizando para que essas medidas sejam tomadas e o cidadão possa ter um serviço melhor", afirma.
Estiveram presente no encontro, o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, Pedro Westphalen (PP), além de outros deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outras autoridades. Os parlamentares se comprometeram a buscar soluções junto ao governo federal para o déficit no repasse dos valores referente aos atendimentos do Sistema Único de Saúde, que foi de R$ 5,1 bilhões somente em 2012.
Atualmente as instituições filantrópicas respondem por 70% da assistência Sistema Único de Saúde no Estado, com 245 unidades hospitalares e quase 30 mil leitos. No entanto, a diferença entre o valor gasto e o valor pago pelo SUS em alguns casos chega a 200%.
O evento desta quarta definiu diretrizes que serão desenvolvidas nos próximos meses para que essas reivindicações sejam alcançadas.