Hospital Sapiranga firmou novo convênio com o Hemocentro e com isso voltará a ter o estoque de sangue em sua agência transfusional, dentro do hospital. Até então o sangue era apenas para urgências e emergências.
A parceria inclui a captação de sangue e o hospital será responsável pelo cadastro de doadores. O Hemocentro disponibilizará a vinda da Unidade Móvel para a coleta. Voluntários para doação podem entrar em contato pelo telefone (51) 3599.8100 para maiores informações.
Os requisitos para quem quiser doar sangue são os seguintes: estar em boa condição de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 kg ou mais, não estar em jejum (mas com alimentação não gordurosa), ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Não podem doar temporariamente pessoas que estejam com gripe ou febre, gestantes e puérperas, portadores de tatuagem ou que tenham realizado acupuntura nos últimos 12 meses e indivíduos com exposição à situação de risco para AIDS (múltiplos parceiros sexuais ou usuários de drogas).
Os impedimentos definitivos para doação são: doença de chagas, malária, hepatite após 10 anos de idade e portadores de vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV.