A comissão intra-hospitalar de doação de órgão e tecidos para transplantes do Hospital Sapiranga (CIHDOTT-HS), vem por meio desta agradecer a sociedade, em especial as famílias doadoras, que demonstraram seu amor em ato de generosidade e altruísmo. A cultura da doação é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, e que no ano de 2023 a disposição em ajudar foi evidenciada em vários momentos por nossa sociedade, que em meio a tantos obstáculos e tristezas mostrou-se forte e sensível ao próximo.
O Hospital Sapiranga sente-se honrado em evidenciar esses atos de doação. A instituição está fortalecendo e plantando a cultura da doação, e os resultados estão sendo atingidos por meio da excelência no atendimento de todos os envolvidos neste processo e da receptividade da comunidade que se mostra aberta para discussão do tema dentro das escolas e em suas famílias.
Sabemos que falar sobre morte e doação de órgãos ainda é um tabu, e torna-se mais difícil quando associado a crenças individuais e os mitos atrelados sobre nosso processo de finitude, pois cada pessoa é dotada de uma experiência singular sobre a morte.
São as conexões e trocas que salvam vidas mesmo quando não sabemos que vidas são essas, mas dão a muitos a oportunidade de respirar, de enxergar, de viver com qualidade em sua plenitude.
É importante disseminar a cultura sobre doação de órgãos e desconstruir a ideia sobre morte, afinal, da vida nada levamos, exceto o que somos! Discutir abertamente com família e amigos é uma forma de discorrer sobre o assunto. Manifestar seu desejo em ser doador de órgãos é uma atitude nobre, é ver a vida dando continuidade na existência do outro, é possibilitar a esperança do viver.
No ano de 2023 realizamos 02 captações de órgãos em nossa instituição, beneficiando 05 receptores no estado que aguardavam na lista de espera por transplante, e realizamos a primeira captação de coração.
O SIM para doação é o resultado que ratifica o engajamento das equipes no acolhimento das famílias doadoras. Ao acolher cada família é preciso sensibilidade, afeto e humanização. Isso se torna indispensável para o aceite de uma família.
“Nosso muito obrigado a todas as famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo repleto de continuidade da VIDA!” (CIHDOTT Hospital Sapiranga)
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes
Coordenadora de Transplantes – Enf. Esp. Camila Crippa / 2023