Objetivo foi orientar e conscientizar para importância do leite materno para desenvolvimento do bebê e para saúde da mãe
A ação, promovida na tarde de quarta-feira (30/08), foi realizada no auditório da Instituição. A programação começou com uma Roda de conversa sobre a importância da informação de qualidade sobre a gestação/parto/puerpério, conduzida pela enfermeira Cristine Land Meller e tendo como convidada, Tauane Amaral Ribeiro – Doula e Educadora Perinatal.Na sequência, as participantes acompanharam a palestra das enfermeiras Bianca Cemin e Carine Martins falando sobre o Plano de Parto; Centro Obstétrico; Futuro Centro de Parto Normal e UTI Neonatal. As enfermeiras Carla Haesbaert e Izabel Muller comentaram os primeiros cuidados com o bebê.
Ao final, a fonoaudióloga, Magela Rosa Paz discorreu sobre boas práticas para o aleitamento materno.
“Um estudo, realizado desde 1982, comprova que, quanto mais duradouro o período de amamentação na infância, maiores os níveis de inteligência e renda média na vida adulta até os 30 anos. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural que possui a composição nutricional perfeitamente ajustada às necessidades do bebê. Sofre alterações ao longo do tempo, respondendo à crescente exigência de nutrientes que ocorre com o crescimento”, comentou.
A iniciativa foi uma comemoração da campanha Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Entre os benefícios da amamentação para o bebê estão: fortalecimento do sistema imunológico, prevenção da obesidade, proteção ao coração, desenvolvimento do sistema nervoso, diminuição do risco para déficit de atenção, proteção contra os efeitos da poluição e prevenção de anemias. Os ganhos são importantes também para a mãe com diminuição do sangramento no período pós-parto; aceleração na perda de peso; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio; proteção contra doenças cardiovasculares e proteção contra a osteoporose.